Honda Civic Si 2018

2018-honda-civic-si-has-192-lb-ft-of-torque-to-play-with_2

Uma das coisas que já sabemos hoje em dia no mundo automotivo é que as fabricantes irão colocar turbinas em seus pequenos motores para entregar um bom desempenho e até denominar seus carros equipados com ele de esportivo. E outra coisa é que as montadoras estão trocando belos números em suas fichas técnicas, pela tradição ou envolvimento na condução. Exemplo disso é a Porsche com seu câmbio de dupla embreagem – precisaram voltar atrás no GT3 991-2 – em um dos carros mais tradicionais da marca o GT3 RS.

Para a Honda isso já mudou desde a versão anterior do Civic Type-R, abriram mão dos tradicionais motores aspirados giradores por um 2.0 turbo recordista em Nurburgring. E o mais novo carro a aderir essa tendência é o novo Civic Si. Jornalistas especializados relatam que mesmo sem aquele incrível 2.0 girador o Type-R entrega muita diversão e envolvimento ao volante. Mas é difícil aceitar tal afirmação, porque até mesmo a Formula 1 com seus motores 1.6 turbo batendo todos os recordes de tempo de volta ano passado, ainda há muita gente “e eu sou um deles” querendo voltar a ouvir aquele motor aspirado passando berrando pela reta.

2018-honda-civic-si-has-192-lb-ft-of-torque-to-play-with_14

O novo motor 1.5 litros turbo de 208cv a 5700rpm é uma decepção perto dos 7800rpm em que girava o Si de oitava geração, sim entrega muito mais torque em baixas rotações, 25,6kgfm já a 2100rpm se comprarmos aos 19,2kgfm lá na casa dos 6100rpm. Mas o que voltamos a repetir é sobre a tradição e envolvimento, sem precisar ganhar do carro do seu amigo no Super Trunfo. Os números não significam diversão – o melhor exemplo disso é o Toyota GT86 com seu comportamento divertido com menos de 200cv – aqueles motores aspirados da Honda giradores são uma maravilha e divertidíssimos, giram tanto que parecem não ter fim.

2018-honda-civic-si-has-192-lb-ft-of-torque-to-play-with_18

Mas se nem tudo nos agrada, vamos nos atentar aos outros detalhes do novo Civic Si. Como na geração passada será disponível apenas a versão duas portas em nosso mercado, será equipado com um câmbio manual de 6 marchas, e isso nos alegra e muito. Na parte de suspensão o carro será equipado com amortecedores adaptativos, conferindo uma rodagem mais firme quando configurado no modo sport.

2018-honda-civic-si-has-192-lb-ft-of-torque-to-play-with_10

Visualmente a carroceria cupê confere um ar mais esportivo do que a versão sedan que é disponível em outros mercados, aerofólio traseiro, as saídas de escape central e as tomadas de ar maiores no parachoque dianteiro também colaboram para a presença mais esportiva da carroceria. O interior do modelo é uma das partes que mais nos chamou atenção devido ao volante de diâmetro certo para quem aprecia uma condução mais esportiva e os bancos com bastante apoio lateral muito útil nesses momentos.

A rumores de que para 2018 a Honda irá trazer apenas 60 modelos do Si, e serão disponíveis nas cores branco perolizado, azul metálico, vermelho e preto perolizado. O valor anunciado é de R$: 159.900,00 muito acima de seu principal rival Golf GTI que parte de R$: 135.000,00 com 12cv e 9,1kgfm a mais do que o carro japonês, um fator que o Civic pode levar vantagem é ser equipado com câmbio manual, mas quase 25 mil reais a mais pesa muito na hora de definir a compra.

2017 Honda Civic Si Coupe

A nona geração do Si no Brasil não fez muito sucesso e seu adversário já era o mesmo de hoje, e parece que a Honda não mudou muito a escalação do seu time, talvez não vai ser fácil dar o troco na Alemanha desse jeito.

Texto: André Luís Pagoto de Almeida

Fotos: www.autoevolution.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s