A melhor M3 de todos os tempos!

BMW-E46-M3-CSL-16-1024x683

A BMW M3 é um dos carros com maior sucesso em corridas “amadoras” na europa, conhecidas como Tin-Top Race, nós vamos fazer uma matéria única e completa sobre esse tipo de competição em breve. Nem mesmo Sierra Cosworth, Vauxhall Cavalier e os Minis conseguem chegar perto do resultado que a M3 obteve nessas pistas, há apenas um carro em toda a cena motorsport que foi mais vitorioso do que o cupê alemão, o também alemão Porsche 911.

Sim, esses grandes resultados cabem a todas as gerações da M3, mas mesmo assim não deixam de ser impressionantes. Onde queremos chegar com toda essa história de sucesso em competições é exatamente o carro em questão, a BMW M3 CSL, uma versão da M3 E46 de competição legalizada para uso em vias públicas, um carro desenvolvido por uma empresa que tem as competições em seu DNA.

Com a popularidade de competições do tipo track days na época, a BMW decidiu colocar todos os seus conhecimentos sobre competições em um carro de rua, mas com compromisso em levar conforto e refinamento para o cliente que compra uma BMW, assim então era criada a M3 E46 para as ruas. Mas em 2003 a BMW resolveu abrir mão de entregar conforto e refinamento, focando apenas em criar a mais leve, a com melhor comportamento dinâmico M3 de todos os tempos. O resultado a CSL.

BMW-E46-M3-CSL-13-1024x683

Em 2003 para a maioria das pessoas, mas não para nós Gear Head, era difícil entender porque uma BMW CSL sem ar condicionado, sem rádio e com bancos de fibra de vidro com uma fina camada de espuma, mas mesmo assim vinte mil libras mais cara do que uma M3 padrão. Para quem passa mais tempo enfrentando engarrafamentos do que atacando zebras em track days, e realmente compreensível o espanto em pagar mais caro em uma CSL. Mas para quem gosta de carros e vêem neles uma forma de se divertir e não se importam com algumas particularidades em relação a conforto a M3 CSL é um carro para você.

Para os menos familiarizados com carros ou algum deles, a primeira vista não vai perceber muita diferença entre a CSL e a M3 normal. Mas com uma olhada mais atenta é possível notar algumas diferenças sutis como, os para-lamas mais largos e abaulados e as rodas ligeiramente maiores e mais largas, mas detalhes como interior e o spoiler na tampa do porta malas deixa claro que se trata de uma versão especial e diferenciada.

BMW-M3-E46-M3-CSL-branding

A CSL (Compact Sports Lightweight/ Esportivo Compacto de Baixo Peso) é equipada com uma carroceria fabricada com diferentes compostos para alívio de peso e aumento da rigidez, o teto de aço foi trocado por um em fibra de carbono reforçado com polímeros que corta 7kg do peso, nos paralamas traseiros foram usadas chapas mais finas e a tampa do porta malas junto ao spoiler foram fabricados em fibra de vidro e mesmo os vidros traseiros foram fabricados com um vidro mais fino. No interior os forros de portas foram fabricados em fibra de carbono assim como o console central revestido em alcantara, mesmo material usado para revestir o volante e o banco com estrutura em fibra de vidro como mencionado anteriormente.

30-years-of-BMW-M3-E46-M3-CSL-wheel

Embora o objetivo era construir um carro muito leve, todas essas modificações ajudaram também a abaixar o centro de gravidade do carro enquanto para manter a distribuição de peso em 50/50 entre os eixos, foi necessário retirar o ar condicionado, rádio e parte do isolamento acústico. Com as rodas BBS aro 19 fabricadas em magnésio também foram cortados alguns quilos ainda mais importantes – massa rotativa – e o no resultado final desse regime foram cortados 110kg.

O objetivo de fazer um carro mais leve estava alcançado, para melhorar a rigidez da carroceria uma barra estrutural de fibra de carbono foi acrescentada unindo as torres da suspensão dianteira, junto a um capô mais leve. O próximo passo era desenvolver uma suspensão mais rígida para lidar melhor com as melhorias do carro, foram instalados molas e amortecedores com configuração de cargas mais agressivas, e um novo controle de estabilidade dinâmico chamado “M Track Mode” permitindo uma tocada mais livre sem muita interferência eletrônica.

11955-web

O motor teve um modesto aumento de potência para 350cv, 17 a mais do que a M3 original, e 0,55kgfm de torque. Esses números foram alcançados devido ao uso de um comando de válvulas com perfil mais esportivo, junto a um sistema de coletor de escape e válvulas maiores e retrabalhados e coletor de admissão mais largo. E sem dúvida o que mais chama a atenção embaixo do capô é o intake fabricado em fibra de carbono ao estilo DTM, que fica posicionado de uma forma que permite o motor admitir ar mais fresco. A única caixa de câmbio disponível era a SMG Automatizada que permite trocas de marchas mais rápidas do que o câmbio manual.

IMG_8846.a

Outras mudanças que a diferencia da M3 padrão é a relação da caixa de direção emprestada da M5 E39 mais direta (14,5:1 x 15,4: 1), pinças e discos de freios também foram melhorados e haviam duas opções de pneu Semi-Slick Michelin Cup, mas devido a sua baixa performance em piso molhado a maioria dos proprietários optaram pelos pneus Pilot Super Sport.

IMG_8838.a

Poucas unidades da M3 CSL foram fabricadas, apenas 1358 unidades e duas cores eram opcionais Black Sapphire Metallic e Silver Gray, a segunda se tornou mais comum devido ao contraste que proporciona entre a carroceria e o teto em fibra de carbono.

Junto as poucas unidades produzidas outras particularidades pertenciam ao modelo tais como, se você provasse que era um piloto profissional a BMW retirava o limitador de velocidade a 250km/h. E os painéis de carroceria únicos da CSL só eram vendidos acompanhados de um comprovante de que seriam mesmo usadas em uma CSL.

BMW-E46-M3-CSL-11-750x500

A M3 CSL é uma das melhores M3 já fabricadas, se não a melhor. Totalmente focada em desempenho com muitas horas de trabalho da divisão motorsport BMW e sem nenhuma economia em esforço e qualidade de fabricação. Para ficar ainda melhor poderiam apenas ter oferecido opção de câmbio manual, mas colocar o câmbio de uma M3 em uma CSL hoje não deve ser coisa de outro mundo. Então com uma CSL e um câmbio de M3 é tudo que precisa pra ser muito feliz nos eventos de pista por aí!

Motor 3.2L aspirado, 6 cilindros em linha, DOHC 24 válvulas/ 350cv @ 7900 rpm, 37,7kgfm @ 4900 rpm.
Transmissão 6 velocidades automatizado.
Disposição 2 portas, 2 passageiros, motor dianteiro, tração traseira, coupê
C x L x A 449,2 x 178 x 138,3 cm
Entre eixo 273,1 cm
Peso 1385 kg
Peso/Potência 3,96 kg / cv
0-100 km/h 4,9 segundos
Vel. Máxima 250 km/h Limitada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s