O que podemos esperar da versão ZR1 do Corvette de sétima geração?
A versão C6 ou sexta geração do Corvette tinha como variações da padrão três ou mais modelos, mas falaremos de duas especificamente para esclarecer sobre o carro em questão da matéria. O Z06 C6 tinha um V8 7.0 litros aspirado e 500 cavalos, em termos de potencia era superado pela versão ZR1 com seu também V8 mas de 6.2 litros e 620 cavalos. Na época o ZR1 foi considerado o Corvette mais potente saído de uma linha de produção.
Mas em fim, aqui estamos para falar da possível versão ZR1 do Corvette C7. Depois de tanto tempo eu imaginava que nós contentaríamos apenas com a versão Z06 da sétima geração. O C7 Z06 sai de fabrica com o mesmo motor LT4 da antiga versão ZR1, com central remapeada para entregar 650 cavalos de potencia. Então surgiram duas duvidas na época, o que poderíamos esperar do C7 ZR1 e se realmente seria necessário uma versão ZR1 para o C7. Então há um tempo especialistas estão recebendo noticias de que a Chevrolet esta trabalhando em um novo Corvette C7 que será o último modelo equipado com motor dianteiro e ainda mais potente do que o atual Z06.
Mas ainda não há noticias de qual será o motor que estará no cofre do carro. Mas há rumores de que pode ser um LT4 mais potente, como mudanças em compressor e pressão de trabalho. Mas algo ainda mais interessante é possível, o uso de um motor V8 com duplo comando no cabeçote, ao invés dos comandos no bloco da atual versão. O Motor DOHC conhecido com LT5 equipou a primeira versão do ZR1 na década de 1990 e possivelmente será uma atualização desse motor com duas turbinas que equipará o novo ZR1.
O Corvette ZR1 depois da descontinuação do Dodge Viper no fim desse ano o Corvette ZR1 terá o titulo de carro Norte Americano mais rápido e potente em produção, já que o Ford GT é fabricado no Canadá. Nos flagras que fizeram durante o desenvolvimento do carro podemos perceber vários apêndices aerodinâmicos que provam que esse Corvette será extremamente focado em pistas.
Eu estou muito ansioso e torcendo para que o carro seja equipado com um motor DOHC, pra mim é uma das coisas que ainda faltava para um Corvette ser completo. Penso que o motor com comando de válvulas no bloco é um projeto antigo, mas em alguns detalhes pode ser até mesmo melhor do que o modelo com comando no cabeçote que o centro de gravidade e peso mais baixo.