Porsche 911 GT3 991-2

porsche-zoom (12)

Um dos melhores carros do planeta no quesito prazer em dirigir ficou ainda mais envolvente. Agora o GT3 entrega mais potência, mais downforce e é disponível com câmbio manual. Aeee!

A Porsche finalmente atendeu aos pedidos dos seus fãs mais puristas, disponibilizando agora no novo GT3 uma caixa de câmbio manual, mas é opcional, originalmente o carro vem equipado com o câmbio PDK de dupla embreagem e caso você queira o modelo com câmbio manual será um dos opcionais. Junto ao câmbio o diferencial também é mecânico, diferente do eletrônico presente nos modelos com o câmbio de dupla embreagem.

A segunda geração do GT3 991 é mais um evolução do primeiro modelo do que exatamente um carro totalmente novo, mas houveram grandes mudanças técnicas, uma delas é a que já citamos no início da matéria a opção de câmbio manual de 6 marchas. As duas opções de câmbio são brilhantes o PDK pela sua tecnologia e o manual pela sua precisão mecânica, a caixa manual é a mesma que equipa o modelo 911-R mas com volante de motor de massa dupla que permite o motor atingir as 9000 rotações ao invés das 8500 do 911R.

porsche-zoom (15)

O motor agora é 4 litros ao invés do 3.8 que equipava a versão anterior do GT3, virtualmente o mesmo motor dos carros da GT3 CUP segundo a Porsche, os engenheiros realizaram sérias mudanças no sistema de lubrificação garantindo ao motor menor perda de potência por atrito, há agora furos no virabrequim para garantir uma melhor lubrificação do mesmo, descartando a necessidade de usar uma alta pressão de óleo no motor, entregando assim mais potência às rodas. Atenção também foi dada no sistema de válvulas utilizando agora tuchos mecânicos ao invés dos hidráulicos continuando no mesmo princípio de redução de pressão de trabalho no sistema hidráulico.

Na parte de chassis e os engenheiros de Stuttgart tiveram menos trabalho, houve apenas uma recalibração de amortecedores e molas traseiros para comportarem o maior peso e potência do novo motor. A carroceria do novo GT3 é a mesma do Carrera 4, com os arcos de rodas mais largos do que os modelos de tração traseira. O sistema de freios originais contam com discos de freio de aço com 380 mm em ambos os eixos, já os modelos equipados com os opcionais em carbono/cerâmica são de 410/390 mm na dianteira e traseira respectivamente, como na versão anterior. A direção elétrica é a mesma usada na primeira versão do 991 que sempre foi conhecida pela sua precisão e entrega de reações, que são passadas ao piloto através do novo volante de 360 milímetros que usado apenas com o seu princípio básico, esterçar as rodas, não há nenhum controle eletrônico através dele. As rodas traseira esterçantes continuam, mas com um sistema de controle aprimorado.

porsche-zoom (10)

Atenção também foi dada para a aerodinâmica do carro, agora são mais 20 por cento de downforce graças ao trabalho feita na parte de baixo do carro, com tudo isso ainda manteve o mesmo arrasto sem prejudicar a velocidade máxima. O para-choque dianteiro conta com uma entrada de ar maior parecida com a presente no Cayman GT4 e a asa traseira ficou mais alta e mais deslocada para trás, 2 cm em ambos os sentidos, o que significa um ar mais limpo e menos turbulento na parte de trás do carro, e um dos destaques do novo carro são as duas tomadas de ar presentes na tampa do motor para levar ar mais fresco ao cofre. O 991-2 GT3 gera 155 quilos de pressão aerodinâmica o que iguala a marca do 997 GT3 RS.

A Porsche ainda não levou o modelo para Nurburgring, mas irá fazer isso assim que o circuito reabrir na primavera, e espera um tempo abaixo dos 7:20 minutos. O tempo de aceleração de 0-100 é de 3,9 segundos para o manual e 3,4 segundos para o modelo equipado com câmbio PDK, a velocidade máxima é de 320 km/h em ambos. O peso do carro são os mesmos 1430 quilos da versão anterior o carro equipado com câmbio manual é 15 quilos mais leve que a versão com PDK.

porsche-zoom (5)

Mais uma vez o pacote Club Sport está disponível e trás bancos mais leves e com apoios laterais maiores, gaiola de proteção e que ajuda no incremento de rigidez da carroceria e sistema de extintor de incêndio, o carro começará a ser vendido no segundo semestre por aproximadamente 110 mil libras.

porsche-zoom (3)

O engenheiro Andreas Preuninger responsável pela divisão GT da Porsche foi questionado se esse era o melhor GT3 que eles já fizeram e a resposta foi “Sem dúvida, para nós o melhor sempre é o nosso mais novo carro, pois carrega toda a nossa experiência e desenvolvimento dos modelos anteriores em um único carro.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s