Polêmica no inferno verde

Poderia Huracan Performante bater o tempo de volta do Porsche 918 Spyder em Nürburgring?

lamborghini-huracan-performante

No dia primeiro de março o canal oficial da Lamborghini no You Tube postou o video de uma volta on-board com o modelo – Semi pista/ Street Legal – ainda em fase de testes da Huracan. E um alvoroço se estabeleceu, pelo incrível tempo obtido pelo carro, 6 minutos e 52 segundos sendo assim bateu o tempo do Hyper carro 918 Spyder da Porsche por mais de 5 segundos.

Primeiramente foi incrível, que orgulho! Ainda podemos acreditar que o modo antigo de fabricar carros pode ser muito rápido e ainda mais rápido que modelos carregados de truques tecnológicos como o 918 que detinha o recorde até então.

Depois de impressionado, começamos a ficar um pouco intrigado, então vamos aos números, pois aqui infelizmente ninguém pode ir a Nürburgring tirar a prova ao volante desses carros incríveis então analisaremos os dados que temos.

porsche-918-spyder-1

Primeiro os dados do até então recordista Porsche 918 Spyder: Motor V8 4.6 aspirado com 608 cavalos, junto a essa potencia somamos os dois motores elétricos que compõe sistema hibrido 129 e 156 cavalos respectivamente, então a potencia total do carro é de 893 cavalos. Características desse conjunto hibrido é preencher a lacuna de potência que esta presente em baixas rotações em motores a combustão, então os motores elétricos entregam um torque instantâneo para que o motor V8 atinja o mais rapidamente possível o sua melhor faixa de desempenho e se encarregue de descarregar toda a sua potencia de médias até as altas rotações, boas retomadas e desempenho em altas velocidades em um mesmo motor. Até então só dados de potência, mas alguns truques tecnológicos também são presentes no modelo como, tração integral e rodas traseira esterçantes que garantem uma velocidade de contorno e saída de curvas muito rápidas, tudo que você sonha em ter em um carro para fazer voltas rápidas.

2017-lamborghini-huracan-performante-prototype-front-three-quarter

Já a Lamborghini Huracan Performante tem um motor V10 5.2 aspirado com potencia ainda não declarada mas não esperamos mais do que 700 cavalos pois o modelo padrão entrega 610 cavalos em um motor muito bem desenvolvido, sendo assim não da para esperar que os engenheiros italianos consigam extrair muito mais potencia desse motor naturalmente aspirado. Um motor muito simples e purista – que eu amo !!! – mas nada fenomenal como podemos encontrar no modelo alemão. Já os detalhes de tecnologia presentes no modelo que o auxilia a ser rápido nas pistas é o sistema de tração integral derivado dos Audi Quattro já que existe um grande compartilhamento de peças entre Huracan e Audi R8. Mais um truque muito interessante do carro italiano mas que talvez não seja o suficiente pra preencher a defasagem de potencia em relação ao 918 é o sistema aerodinâmico ativo. Flaps nos aerofólios e nos difusores que mudam o angulo de ataque para gerar pressão aerodinâmica em curvas e diminuir consideravelmente o arrasto nas retas.

Dentre todas essas diferenças mecânicas e que já conferem uma desvantagem a Huracan ainda há a polemica de que o modelo que marcou a volta de 6:52.01 estava sem vários itens de conforto que na pista apenas acrescentam peso como central multimídia, ar condicionado, sistema de ventilação e o banco do passageiro, o modelo também tinha forros de portas em fibra de carbono como os presentes em modelos de pista e uma gaiola muito extrema dificilmente vista em modelos de rua que conferem uma rigidez extra a carroceria e resultado em tempos de volta. Outro detalhe muito importante é que especialistas perceberam um comportamento muito afiado do carro na pista e nenhum som de pneus derrapando, características presentes em carros calçados com pneus Slick que não vale nessa briga né! Bota pneu de rua pô! Especialistas em edições também dizem que algum de seus truques foram usados no vídeo!

De qualquer forma um V10 aspirado é um verdadeiro Street Legal poderia fazer o tempo que quisesse que eu iria curtir pra caramba!

 

Um comentário em “Polêmica no inferno verde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s