Cayman GT Powered By Ford

caymanswapford-1

O Porsche Cayman é conhecido pelo seu equilíbrio dinâmico devido ao seu motor Boxer com baixo centro de gravidade e posicionado entre os eixos. Essas qualidades confere a ele uma incrível máquina de Track Days.

O carro em questão é exatamente usado em provas de Track Days. E o motor Boxer seis cilindros foi abusado até chegar ao limite e estourar. Na hora do conserto a imaginaçã da oficina responsável foi insana, e acabaram instalando um dos motores V8 mais modernos presente em um Muscle Car americano, um Coyote que equipa os atuais Mustangs GT e nos antigos BOSS, todo em alumínio e duplo comando de válvulas no cabeçote, uma obra de arte da engenharia Norte Americana.

caymanswapford-3

Muitas adaptações foram necessárias para instalar esse motor no compacto Cayman. A engenharia alemã é conhecida pela sua precisão e por não cometer excessos, o próprio Cayman é prova disso, pois tem um conjunto que suporta muito mais potência do que os 330 cavalos presente no modelo mais potente da linha, o Cayman R. Sabendo disso partiram para a instalação do motor de 302 polegadas, que com seus 425 cavalos acrescentaria a potência necessária para fazer do Cayman o carro perfeito. Todo o cofre e os suportes do motor foram retrabalhados para acomodar um motor que tem dois cilindros a mais e os cilindros são ainda maiores do que os seis presentes no motor original. A parede corta fogo atual perdeu suas mantas de isolação acústica e ganhou uma parede em plexiglass para isolar a cabine do cofre do motor, deixando assim o carro muito barulhento e quente – o ar-condicionado foi mantido – para ser usado no dia a dia, mas isso não é um problema para um modelo usado em Track Days e ainda mais para quem gosta do som dos motores V8.

Uma desvantagem nesse projeto seria a elevação do centro de gravidade e o maior peso devido ao motor V8 em comparação com o Boxer original. Mas esse problema foi resolvido com a instalação de uma suspensão com coilovers KW devidamente ajustados e a questão do peso foi solucionada com o acréscimo de 100 cavalos comparado ao motor original. E o câmbio foi mantido o modelo original de seis marchas. Foi instalada uma direção elétrica vinda de uma Lamborghini Gallardo GT3 de competição e uma obra prima estava pronta.

O projeto todo foi desenvolvido pela oficina sediada na Flórida, Limitless Motorworks que se disponibiliza para desenvolver um projeto igual a qualquer entusiasta que quiser fazer essa maluquice em um Cayman por US$: 100 mil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s